top of page

A alma brasileira - Pt. 2

  • Foto do escritor: Coletivo Othala
    Coletivo Othala
  • 4 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

Hoje falaremos brevemente sobre as segunda e terceira partes do livro “A alma brasileira, luzes e sombra.”

Como já discutimos no primeiro post, este livro reúne textos de vários autores que circulam a temática daquilo que Boechat propõe que chamemos de "a alma brasileira".

A segunda parte do livro se chama “A alma brasileira africana”. É constituída por 3 capítulos que trazem para a discussão: reflexões de uma possível análise psicológica de Exu; a ideia de tornar-se quem se é a partir da filosofia Ubuntu, que reflete sobre a individualidade e a coletividade para o processo de individuação; e finaliza com um relato de caso sobre o acolhimento da alma ancestral africana no contexto clínico.

A terceira parte do livro, intitulada “A alma brasileira ameríndia” é composta de 2 artigos diferentes que discutem principalmente mitos originários dos povos nativos do território brasileiro.

Nessas duas últimas partes do livro, temos a discussão de assuntos que ainda possuem pouco espaço na compreensão contemporânea clínica e, infelizmente, na psicologia como um todo. Isto reflete nossa dinâmica social em que, por muito tempo, pouco nos interessamos por essas tradições e até mesmo as consideramos como de menor valor para a constituição da nossa sociedade.

Graças ao trabalho das pessoas que fizeram questão de manterem suas raízes vivas e pulsantes, temos hoje a chance de buscarmos construir uma cultura mais saudável a partir da compreensão de outras formas de ver o mundo.

Conhece leituras que falem sobre estes temas? Tem alguma sugestão pra gente? Deixa aqui nos comentários!

Até a próxima!


Texto por: @Psi.eh

 
 
 

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Instagram Icon

Obrigado pelo envio!

© 2021 por Coletivo Othala. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page