O irmão de Gustavo Barcellos
- Coletivo Othala
- 27 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Othala indica: O irmão - Psicologia do arquétipo fraterno.
Cosme e Damião, Rômulo e Remo, Ártemis e Apolo, os 7 Weasleys, Ana e Elsa… são muitos e famosos os irmãos e irmãs.
As relações fraternas são diferentes da horizontalidade fusional dos casais e das relações verticais e hierarquizadas entre pais e filhos. Elas geram um impacto significativo no desenvolvimento da psique, mas ainda assim há poucos livros que falam e analisam o arquétipo do irmão, por isso este livro é uma pérola em toda estante! O próprio Barcellos nos provoca ao apresentar as relações fraternas como uma das sombras da psicologia analítica, que sempre colocou nos holofotes as relações parentais e amorosas.
Deixemos que o próprio Barcellos fale: “É, pois, nas relações de irmandade, em sentido amplo e metafórico, que está o campo mais fértil e criativo para fazer avançar um sentido da alma em nossas vidas, uma preocupação e um cuidado com a alma, seus processos e suas feridas: por sua horizontalidade, por sua capacidade de constelar igualdade e diferença simultaneamente, por seus caminhos não hierarquizados, por suas dificuldades inerentes, decorrentes diretas do seu campo simétrico”.
Dica de @psi.jugi
O irmão - Psicologia do arquétipo fraterno
Autor: Gustavo Barcellos
Editora Vozes
Texto originalmente publicado em nosso insta (@othalapsi) no dia 23 de setembro de 2020.
#editoravozes #relacoesfamiliares #irmaos #irmas #fraternidade #irmandade #amor #individuacao #escritoresbrasileiros #PROTEJAOLIVRO
Comments