O curador ferido de Rejane Maria Gomes Leite Natel
- Coletivo Othala
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Othala indica: O curador ferido - Mito e formação junguiana.
Me disseram não julgar um livro pela capa, mas gente olha que linda essa capa! Impossível não sentir uma simpatia por Rejane Natel e ser assolada por uma grande curiosidade. =)
Neste livro, Rejane recorre a referências de peso, passando por Jung, Eliade e Von Franz para fazer a aproximação proposta entre os ofícios do analista junguiano e do curador xamã.
Do chamado ao treinamento, a autora construiu pontes de sentido atrelando a cura espiritual xamânica ao manejo simbólico a que a psicoterapia junguiana se propõe. Destaco aqui a importância de estudar os mitos e a história de nosso povo e função de mediação. Abro aspas para citar Rejane:
“Com necessária cautela, ousaria afirmar que o papel desses dois curadores, deve ser o de possibilitar a comunicação entre os mundos, o inconsciente (...) que remete ao desconhecido, e é ele sempre a nossa busca infinita de Integração, de trazê-lo ao consciente, o mundo dos vivos e, por meio desse processo, tomar consciência, conhecer, dar significado à nossa vida cotidiana, e trazer a luz da consciência, do mundo plausível, aquilo que em nós permanece na escuridão”.
Este é um livro que nos permite que integrar e simbolizar algumas das maiores máximas junguianas “o analista é seu próprio método” (C.G. Jung, OC 16/1). A autora nos lembra que para acompanhar nossos clientes em suas jornadas, nós mesmos temos que mergulhar e conhecer nossas próprias águas, reconhecendo e cuidado de nossas próprias feridas.
Valorize as escritoras nacionais!
Dica de @psi.jugi
O curador ferido - Mito e formação junguiana.
Escritora: Rejane Maria Gomes Leite Natel
Editora: Appris
Originalmente publicado em nosso Instagram, dia 4 de novembro de 2020.
Confira em @othalapsi!
#psicologia #psicologianalitica #cgjung #jung #vonfranz #clinica #consultorio #terapeuta #supervisão #othalaindica #othalapsi #gepjunb #formacao #xamanismo #xama #vocacao #tipologia #numinoso #relacaoterapeutica #analise #leiamulheres #escritorasbrasileiras #PROTEJAOLIVRO #dicadeleitura #AJB #PUCSP
Commenti