Nise da Silveira de Luiz Carlos Mello
- Coletivo Othala
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Othala indica: Nise da Silveira - Caminhos de uma psiquiatra rebelde
Luiz Carlos Mello veio com afeto e delicadeza apresentar uma das heroínas do Brasil. Se você não conhece venha conhecer Nise de Silveira!
Mello é um hábil contador de histórias (ou mesmo um costureiro), e neste livro costurou relatos e escritos de Nise de forma inteligente, assim ele deixa que ela mesma se apresente como uma autobiografia. Tudo isso acompanhado por uma riquíssima curadoria de imagens! Desde a infância de Nise, passando por seu período em que foi presa, e apresentando seu trabalho pioneiro no Engenho de Dentro (Hospital Dom Pedro II), chegando as obras impactantes do Museu de Imagem do Inconsciente e seu encontro com C. G. Jung.
Conhecida por ser uma mulher forte, arretada e irredutível em seus valores, Nise é também conhecida por ser amorosa, sensível e empática, Nise foi abre alas e porta-bandeira da reforma psiquiátrica no Brasil. Denunciou os tratamentos violentos e sem sentido da psiquiatria tradicional que segrega socialmente, embota afetivamente e substima os saberes dos pacientes. A contra mão da tradição, rebelde e crítica, Nise fundou as oficinas de terapia ocupacional (mais tarde renomeada Emoção de Lidar). Através de expressões artísticas e encontro afetivos significativos, (com monitores, enfermeiros e co-terapeutas animais), Nise devolveu e reconheceu a dignidade que muitos pacientes tinham sido furtados.
Ela não só questionou as práticas psiquiátricas, como a nossa própria relação com saúde mental e o dito louco. Através de imagens e afeto, sem medo do inconsciente a equipe do Engenho de Dentro ajudou que os pacientes psiquiátricos criassem pontes de sentido e diálogo.
Vamos deixar que ela mesmo nos apresente ao mundo das imagens!
“É que as imagens nos fascinam, mesmo quando vêm de muito longe. E elas decerto não nos atingiriam se não nos despertassem ressonâncias, se não nos fizessem vibrar cordas afins naqueles que as contemplam. É por meio das imagens que nos serão revelados os fundamentos estruturais comuns à alma de todos os homens, mesmo a daqueles que nós chamamos de loucos. Se fôssemos capazes de tomar consciência deste fato verdadeiramente, em vez de certos tratamentos absurdos lhes daríamos um pouco de solidariedade, de coração”.
Dica de filme: Nise - No coração da loucura!
Dica de @psi.jugi
Nise da Silveira - Caminhos de uma psiquiatra rebelde
Autor: Luiz Carlos Mello
Editora: Automática Edições
Este texto foi originalmente publicado em nosso Instagram em 6 de abril de 2020.
Curtiu? Siga a gente em @othala.psi
#Jung #psicologiaanalitica #alma #alquimia #terapia #alquimista #saude #dicadeleitura #arteterapia #psicologia #coletivoothala #cgjung #nisedasilveira #museudeimagensdoinconsciente #vidaeobra #reformapsiquiatrica
Comentarios