Mitologias Arquetípicas de Gustavo Barcellos
- Coletivo Othala
- 26 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Depois do estudo do livro de Kethelen Burt o GEPJ (Grupo de Estudos em Psicologia Junguiana) começa agora um novo ciclo. Estamos estudando o livro de Gustavo Barcellos, Mitologias Arquetípicas.
⠀
De acordo com o andamento dos estudos estaremos fazendo uma série de posts quinzenais a medida em que avançamos na leitura.
⠀
Hoje começaremos do começo, apresentando o livro.
⠀
Em Mitologias Arquetípicas, Gustavo Barcellos, buscar trazer uma análise sob a luz da psicologia arquetípica, se utilizando da mitologia grega, sobre o que chama de figurações divinas e configurações humanas.
⠀
“Que os temas da vida estejam organizados em padrões lógicos atemporais, a isso precisamente os gregos davam o nome de deuses, e se relacionavam com eles como pessoas míticas inseridas em narrativas. Na psicologia junguiana chamamos essas organizações de arquétipos”.
⠀
Portanto, nesta obra, os deuses são compreendidos a partir de uma perspectiva da psicologia como “metáforas para núcleos de fantasia da Psique.” e serão estudados em conjunto a partir da análise de suas relações, em díades ou tríades, para que se possa fazer jus ao panteão politeísta.
⠀
Outra ideia enfatizada pelo autor é a riqueza psicológica que podemos obter da análise se considerarmos as relações de um ponto de vista dos contrastes e não das oposições. A perspectiva do contraste permitiria uma maior riqueza de alma para o estudo, ligando-se a questão do politeísmo, enquanto a oposição diminui e empobrece as possibilidades dos diferentes tipos de relações. Onde existem convivências, tensões e dramas existe uma Psique mais viva, pulsante e complexa.
Mitologias Arquetípicas
Autor: Gustavo Barcellos
Editora Vozes
Postado originalmente em @othalapsi no dia 3 julho de 2020.
Comments