Dorama: Cinderela e os quatro cavaleiros
- Coletivo Othala
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Nossa indicação é um dorama, quem aí conhece esse gênero televisivo?
Todo junguiano que se preze já leu ou já ouviu falar de JUNG - O Mapa da Alma, escrito por Murray Stein. Ano passado, alguém me disse que ele tinha sido um dos livros mais vendidos na Coreia do Sul. Isso porque a Psicologia Analítica teve grande influência para uma banda de pop de lá, bastante conhecida, BTS. Com certeza essa rapaziada vai receber uma postagem só para eles, afinal, o álbum que lançaram em 2019 literalmente se chama MAPA DA ALMA: PERSONA. Em 2020, expandiram seu álbum, e como o processo de individuação encontraram a sombra e o self em sua jornada musical.
Bem, depois dessa curiosidade, vamos a nossa indicação, uma novela sul-coreana chamada Cinderela e os quatro cavaleiros, 신데렐라와 네 명의 기사. Nos surpreendemos o quanto ela pode nos ajudar a entender relações com a pessoas do mundo externo e interno (as relações anímicas). É uma história de redenção do feminino que há em todos nós, fortalecimento do masculino e da possibilidade da integração de nossa personalidade.
O masculino dessa série é representada pelo ancião Kang Jong Du e seus 3 netos, Kang Hyun Min (o amante), Kang Ji-woon (o guerreiro) e Kang Seo-woo (o poeta). Vemos por esses personagens, que o masculino desse universo está adoecido e fragilizado, eles se relacionam apenas através de relações de poder e competição. O ancião usa chantagem emocional e sua influência política e monetária; o amante, compra suas relações com dinheiro e posses materiais; o cavaleiro é um rebelde que se relaciona através de ameaça e agressões físicas; e o poeta é refém de sua imagem e se mantém distante para manter status de artista. Como Jung dizia, onde há poder, não pode existir o amor.
É através da relação com nossa protagonista, Eun Ha Won, que não entra nos jogos de poder dos herdeiros de Kang, que esses 4 personagens podem aprender sobre si e sobre o amor. Ela os desafia a relações reais e mais horizontais. Só então a vulnerabilidade de nossos personagens pode ser acolhida e suas feridas curadas. Eun Ha Won media a relação dos personagem com sua própria anima. Assim as projeções inconscientes que eles fazem sobre todas as mulheres de sua vida, são recolhidas, e eles podem dar um passo para seu amadurecimento, tornando-se mais autônomos e responsáveis sobre suas ações e escolhas.
É uma série tão bonita esteticamente, lindos figurinos, lindo cenário, comidas lindas! Coerente com o tema, é um dorama bem venusiano, apadrinhado por Eros. Está sendo muito divertido ver personagens crescendo tanto em tão poucos episódios. Estamos curiosos para ver como essa história vai terminar!
Dica de @psi.jugi
Indicação originalmente publicada em nosso Instagra, dia 23 de junho de 2020.
Vai lá nos visitar em @othalapsi!
Comments