Contos de Marina Colasanti
- Coletivo Othala
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Othala indica: Marina Colasanti!
Todo junguiano precisa dispor de um repertório de contos de fadas para sua prática clínica. Hoje trazemos como indicação dois livros de contos de Marina Colasanti.
Nascida em Asmara (Etiópia), morou na Itália antes de chegar ao Brasil, essa história multicultural provavelmente faz esse tempero especial na escrita de Marina. Ela alquimiza símbolos e nos seduz com imagens únicas.
Seus contos são impactantes, fortes, imagéticos e - até mesmo - perturbadores! São como narrativas de sonhos, tão bem escritas e envolventes, que quando lemos temos a sensação de ler um sonho nosso. É impossível ficar indiferente diante dessas narrativas fantásticas.
Trazemos alguns exemplos: seus contos "A moça tecelã", "Uma concha à beira mar" e "Uma mulher ramada" são ótimos para conversar sobre relacionamentos anímicos e o estado de apaixonamento. "O rosto atrás do rosto", "À procura de um reflexo" e "A primeira só" nos inspira e nos provoca a pensar quem realmente somos e o que parecemos ser.
Em "Um desejo e dois irmãos", "Fio após fio" e "As notícias e o mel", nos convidam a pensar as dualidades e polaridades que criam tensão entre nós. No primeiro conto encontramos um cenário de síntese e integração. Já nos outros dois, lidamos com as consequências de um desenvolvimento unilateral. "Uma ideia toda azul" e "Entre leão e unicórnio" o poder magnetizador do mundo inconsciente é o que fascina nossos protagonistas, e com certeza é o que nos atrai a esses contos.
Marina mergulha, bebe e nos serve de imagens próprias do inconsciente coletivo, será esse o segredo dos deuses? Prove desse néctar de imortalidade que une a todos ao mesmo sonho, ao mesmo suspiro e a mesma batida de coração!
Dica de @psi.jugi
Livros: Uma ideia toda azul & Doze reis e a moça no labirinto do vento
Autora e ilustradora: Marina Colasanti
Editora: Global
Originalmente este texto foi publicado em @othalapsi, nosso Instagram, no dia 5 de agosto de 2020. Passa lá pra conferir!
#psicologianalitica #cgjung #jung #mitologia #mitologiagrega #feminismo #leiamulheres #individuacao #criatividade #feminino #masculinidade #othalaindica #gepjunb #relacionamentos #arquetipos #dicadeleitura #contosfantasticos #contosdefadas #literaturainfantojuvenil
Comments