Arquétipos do Zodíaco: Capricórnio
- Coletivo Othala
- 26 de out. de 2021
- 1 min de leitura

No caminho da nossa jornada arquetípica chegamos agora, depois de muitas aventuras, ao ponto mais alto do zodíaco. Lá encontramos Capricórnio. Signo que possui na mescla de sua imagem simbólica a cabra montanhesa. ♑
⠀
Para concluirmos uma longa jornada é necessário muita perseverança e paciência. Precisamos abandonar os pesos desnecessários, abandonar o que é supérfluo em prol da meta futura, do topo da montanha.
⠀
Todo esse imaginário é compartilhado com o Deus que lhe rege, Saturno. O Deus do tempo, com sua foice na mão, não pensará duas vezes antes de nos tomar aquilo que não nos faz mais sentido e que agora se tornou um empecilho em nossa viagem. O peso desnecessário deverá ser deixado para trás e o que não deve mais florescer será ceifado.
⠀
Capricórnio e Saturno trarão para nosso caminho a realidade da matéria. Tudo aquilo que podemos consolidar e construir com perseverança e fé, através do nosso tempo e esforço, possui o toque dessa dupla.
⠀
Às vezes, ao nos encontrarmos com o soberano Saturno, por nos parecer insensível às nossas emoções e descompromissado com aquilo que acreditávamos ser o nosso caminho, podemos buscar a rigidez como estratégia de adaptação. Entretanto, a vida é fluxo e movimento, a natureza nos ensina que tudo que é rígido demais quebra com mais facilidade. É aí então que precisamos nos voltar para nossa fonte inesgotável de amor interno, mergulharmos na nossa alma, e, junto com nossas fragilidades e dores, voltarmos à jornada inteiros.
⛰🐏✨
Postado originalmente em @othalapsi no dia 4 de maio de 2020.
Comentários