A Tecelã de Barbara Black Koltuv
- Coletivo Othala
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Othala indica: A Tecelã - Uma jornada iniciática rumo à individuação feminina.
Barbara Black Koltuv é nossa grande tecelã de mitos e histórias, sabe usar com primazia os fios da mitologia greco-romana e egípcia, mas em seu bordado se destacam seus profundos e extensos saberes acerca da mitologia judaico-cristã. Especialmente, sobre as mulheres do Antigo Testamento.
Não é curioso pensar que mesmo inseridos em uma cultura tão cristã, nós saibamos tão pouco a respeito de Lillith, Sara, Ruth, Naomi, Esther e Judite? Tantas mulheres ficaram à sombra de nossa cultura unilateralmente patriarcal! Deve ser por isso que este livro - apesar de interessante - é difícil de ler, especialmente os primeiros capítulos.
Ele começa denso, pesado, úmido, cheio de lágrimas, luta e dor. Aqui incômodo e vida se juntam em um abraço forte, semelhante a um útero inchado e fértil, que aguarda sua lua para se esvaziar e se renovar.
E Barbara chama a lua, traz a leveza e a renovação. Nesse caldeirão letrado ela faz magia e cria algo único e plural: um ensaio sobre ser mulher. Deusa, amante, vadia, virgem, hetaira, amazona, médium, anima, bruxa, mãe, irmã e filha: MULHER.
"Uma mulher é uma experiência e uma energia feminina que tece, que é tecida, que é desfeita e que se movimenta". Nessa tecidura multifacetada e matriarcal, em que sangue e sororidade se entrelaçam, Barbara nos convida a nos reconectar com sabedorias mais antigas que a luz e o verbo. É na sombra, no sagrado, no útero, sob a luz da lua, que poderemos nos reencontrar com a energia criativa, e então, de mãos dadas com nossas iguais, podemos nos gerar mães de nós mesmas e nos renovarmos enquanto filhas.
Por isso, segure nossa mão, estaremos ao seu lado neste mergulho.
Dica de @psi.jugi
A Tecelã - Uma jornada iniciática rumo à individuação feminina
Autora: Barbara Black Koltuv
Editora: Cultrix
Este texto foi originalmente publicado no nosso Instagram em 4 junho de 2020.
Confere lá em @othalapsi!
#psicologianalitica #cgjung #jung #mitologia #mitologiagrega #mitologiaegipcia #mitologiajudaicocrista #feminismo #leiamulheres #individuacao #deusas #anima #feminino #othalaindica #gepjunb #sororidade #sermulher #maternidade #anima #bruxa #wicca
Comments