top of page

A persistência das deusas de Izildinha Konichi

  • Foto do escritor: Coletivo Othala
    Coletivo Othala
  • 26 de out. de 2021
  • 2 min de leitura


Othala Indica: A persistência das deusas - Representações do feminino na atualidade.


No mundo junguinano, muito já é falado das obras de Jean Shinoda Bolen e do casal Woolger (que aliás talvez passem por aqui, no futuro) que fazem um recorte mitológico para compreender os papéis femininos presentes em nossa sociedade.


Nós, que já lemos esses livros mais populares, sentimos falta de uma aproximação da realidade brasileira. Afinal, quais são as deusas e complexos mais populares que se constelam entre nós? Essa foi uma das questões que motivou Izildinha Konichi a fazer sua tese de doutorado, que gerou o livro que trazemos hoje para vocês.


Sua escrita é muito envolvente, adoramos a maneira de como Konichi reapresentou as deusas e fez a articulação entre elas e as enlaçou aos conceitos de arquétipo e complexo de modo acessível. Além disso, a maneira como ela nos apresenta a dimensão mitológica, nos faltam palavras para descrever… Quer saber? Vamos deixar que ela diga em suas próprias palavras sua visão sobre os mitos:


Assim como o poema, que só adquire vida se for citado de dentro para fora, ou seja, se houver uma repercussão no interior de quem o recita, o mito também só se mantém vivo quando experimentado como metáfora e contado de geração em geração, causando uma ressonância com a vida cotidiana. Se assim não for, fica destituído de sua essência, perde sua numinosidade, tornando-se apenas mais uma história, alvo do estudo e dissecações racionais de especialistas.”


Fomos presenteados, assim, com uma linda poesia, que, sem dúvida, ecoou e tocou nossos corações. Retratou as deusas do Olimpo com tanta vida, que nos deu a sensação que as deusas estavam bem pertinho de nós, espiando sobre o ombro enquanto líamos esse estudo.


Venha comungar conosco e com as deusas. Já consigo imaginar eu, você e Izildinha em uma mesa de bar. Atena provavelmente estará com seu uísque; Afrodite com sua taça fina e delicada de champanhe; Deméter e Perséfone dividindo o vinho e Ártemis estará com sua tônica (sem gin, só gelo e limão). Já separou sua ambrosia por aí? Estamos esperando por vocês. Me encontre nessa mesa em @psi.jugi ;)


A persistência das deusas - Representações do feminino na atualidade

Escritora: Izildinha Konichi

Editora: Paco Editorial


Originalmente publicado onde? Em @olhalapsi nosso insta! Em 17 de junho de 2020.



Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Instagram Icon

Obrigado pelo envio!

© 2021 por Coletivo Othala. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page