911 de Lady Gaga & Tarsem Singh
- Coletivo Othala
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Lady Gaga, musa!
Por isso a nossa indicação de hoje é o vídeo clipe de Gaga dirigido por Tarsem Singh, 911. Em 24 horas após seu lançamento no YouTube ele já tinha alcançado a marca de 9 milhões de visualizações, reforçando não só a popularidade de Gaga, mas também indicando que há algo ali que captura nossa psique.
Semelhante a nossa psique, o clipe de 911 retrata o diálogo entre as dimensões do consciente e do inconsciente, que apresentam suas narrativas sobre um mesmo evento. Conversa com nossa abordagem ao mostrar que nossa psique tem recursos para lidar e manejar nossas experiências mesmo quando elas são duras e cruas.
Na dimensão da fantasia, um conjunto de imagens e símbolos brotam e dançam como num sonho, contando de forma envolvente uma história, com uma sofisticação estética impactante. Sonho e realidade, vida e morte, deserto e cidade, beleza e feiura, dor e delícia. Aqui encontramos riquissímas referência ao tarô, mitos e a linguagem cinematográfica de Sergei Parajanov. Nossa própria psique se magnetiza e se movimenta com esse mergulho onírico.
A nível da metalinguagem, Lady Gaga e Singh vêm contar o próprio processo da artista para lidar, ressignificar e transformar suas dores e traumas. 911 mostra a relação de Gaga com a própria saúde mental. Alimenta e nutre seu processo criativo, e nos conta que se permitir sentir os desafios da vida nos ajuda a fomentar seus maiores tesouros. A dor da vida faz arte. O clipe termina com Lady Gaga, que mesmo imersa em medo e terror, grita: “Eu não quero morrer!". Hoje ecoamos este grito. Convidados vocês para gritar com a gente, pela vida e o viver.
Dica de @psi.jugi
Originalmente publicado no dia 30 de setembro no nosso intagram , já nos visitou em @othalapsi?
#othalaindica #psicologiajunguiana #ladygaga #tarsemsingh #musica #pop #videoclipe #inconsciente #linguagemonirica #psique #psicologiaanalitica #cgjung #fantasia #sergeiparajanov #acordaroma #setembroamarelo #saudemental #arte
Comentários